Sobre nós

Apresentação

O projeto Tecendo o Amanhã é inspirado pela demanda da comunidade de Ceilândia, cujo objetivo é promover estratégia para articulação da educação e saúde no desenvolvimento de ações de promoção, de prevenção e de saúde mental no âmbito das escolas e Unidade Básica de Saúde, sob a luz do conceito de saúde mental ampliada de Campos (2016) como conjunto de práticas, tanto terapêutica quanto preventiva. 

O projeto é coordenado pelas professoras Josenaide dos Santos, Daniela Rodrigues e Sarah Lins, do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde, do campus Ceilândia da Universidade de Brasília. O projeto é financiado pela Câmara Legislativa Federal com emenda parlamentar  do Deputado Reginaldo Veras, para apoiar a execução e o desenvolvimento do Projeto.

Objetivos

O projeto tem como objetivo promover a saúde mental dos professores; incentivar o protagonismo juvenil nas escolas; atender as demandas de crianças com transtorno do neurodesenvolvimento da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde e Centros de Ensino Médio da Ceilândia.

Metodologia

Formação de grupos de debates com estudantes de ensino médio, oficina de cuidado para professores, palestras e atendimento para as crianças com transtorno do neurodesenvolvimento, distribuição de material educativo/preventivo. Fortalecimento de redes comunitárias.

Local das ações interventivas: Sol Nascente

Equipe de coordenação: Prof Dra Josenaide Engracia dos Santos; Prof Dra Daniela da Silva Rodrigues;  Prof Dra    Flavia Mazitelli e Prof Dra  Sarah Raquel Almeida Lins.

Equipe de atividades nas escolas: Estudante de graduação e pós-graduação.

Equipe de atendimento as crianças: Neuropediatra, Neuropsicóloga, Terapeuta Ocupacional, Assistente social e Fonoaudióloga.

Condições socioeconômicas precárias, desemprego, baixa escolaridade, fraca rede de apoio, habitação insegura, trabalho informal, estressores ocupacionais estão entre os principais riscos à saúde mental de criança, adolescente e adultos no âmbito da escola. Nessa circunstância, as práticas de promoção e prevenção em saúde mental tem espaço, para potencializar fatores protetivos da saúde mental, na detecção de riscos e na redução de agravos psicossociais. Assim, este trabalho pretende discutir e intervir na escola considerada ambiente privilegiado, tanto para a promoção quanto a prevenção de saúde mental. As experiências de prevenção e promoção de saúde mental nas escolas são caminhos potentes que têm efeitos positivos na comunidade escolar e contribuem para a promoção da saúde mental. O Projeto será conduzido por professores universitários, estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da Secretaria de Educação e Saúde do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa do tipo pesquisa-ação e a referência metodológica foi definida por meio do construcionismo social e educação entre pares, este último para fortalecer a participação social juvenil. O projeto irá trabalhar três eixos: Saúde e Bem -estar dos professores; Participação social juvenil objetivando a saúde mental; atendimento de demandas de crianças com transtorno do neurodesenvolvimento que chegam a Unidade Básica de Saúde por intermédio da escola.

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